Exposições Temporárias

A Arte do Barro e o Olhar da Arte Vitalino & Verger

12 de Dezembro de 2009 a 12 de Agosto de 2010

Com o objetivo de celebrar o centenário de nascimento de Vitalino Pereira dos Santos, o ceramista Mestre Vitalino, o Museu Casa do Pontal e a Fundação Pierre Verger apresentaram 81 imagens do artista, feitas pelo fotógrafo e pesquisador francês Pierre Fatumbi Verger. A mostra incluiu ainda uma refinada seleção de esculturas do acervo do Museu Casa do Pontal. Nesta exposição o olhar de Verger, considerado pela crítica como um dos mais importantes fotógrafos do século XX, cruzou com o olhar do, também francês, Jacques Van de Beuque, designer e criador do Museu Casa do Pontal, que se tornou o maior colecionador da obra de Mestre Vitalino no Brasil. Ambos conheceram Vitalino e Pernambuco, no mesmo ano: 1947. E se apaixonaram. A reunião dessas coleções constituiu um momento raro, que deu densidade à comemoração dos 100 anos de Vitalino. Visitá-la propiciou ao público a experiência de viver a arte do sertão, guiado pela imponência das fotografias em preto e branco, consideradas obras magistrais de Verger.