livros

Terceira Edição, 2009
Mauad / Museu Casa do Pontal, Rio de Janeiro
144 páginas

O livro “O Mundo da Arte Popular Brasileira” é considerado pela crítica como referência para os estudos sobre a arte popular brasileira. O livro tem formato de catálogo de arte, reunindo imagens de alta qualidade, textos sobre história da arte popular brasileira e sobre diversas manifestações culturais de nosso país, além de biografias e retratos de artistas populares. São apresentadas 200 imagens de obras da coleção reunida por Jacques Van de Beuque no Museu Casa do Pontal, criadas por renomados artistas que marcaram a trajetória da arte brasileira, como Mestre Vitalino, Noemisa Batista, Manoel Galdino, GTO, entre outros. Ao mesmo tempo reflexão e registro histórico, o livro discute os processos por meio dos quais a produção artística popular ganha reconhecimento público como uma forma de arte contemporânea. Também identifica as principais regiões do Brasil nas quais esse gênero floresce. Analisa seus temas mais freqüentes, sublinhando a diversidade de tratamentos e de estilos que concorrem para tornar a arte feita pelo povo brasileiro uma das mais fecundas do mundo.

Sua autora, Angela Mascelani, é doutora em antropologia cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em antropologia da arte pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da mesma universidade. Desde 2004, é diretora do Museu Casa do Pontal.