06 jul

Museu Casa do Pontal apresenta a Mostra Brasilidade na Arte Popular no CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, inaugurou este sábado (6/7) exposição com obras do Museu Casa do Pontal, que tem o maior acervo de arte popular do Brasil e foi inundado pelas chuvas do início de abril. Segundo Lucas Beuque, diretor do museu, a maioria das peças foi salva, mas as galerias do térreo do espaço, situado no Recreio dos Bandeirantes, foram bastante afetadas pela água e o museu permanece fechado ao público.

A exposição Brasilidade Na Arte Popular é uma viagem pela potência criadora do povo brasileiro e por sua capacidade de estimular o desenvolvimento da indústria criativa. São cerca de 500 obras da coleção reunida por mais de 50 anos pelo designer francês Jacques Van de Beuque. As peças são representativas da cultura de 11 estados e do Distrito Federal.

Segundo a curadora da mostra, Angela Mascelani, “a idéia de viagem é muito interessante, pois nos permite, ao mesmo tempo, sair de nosso cotidiano, da pressa do dia a dia, e ingressarmos em outras realidades, sem deixar nossas bagagens para trás. Ao contrário, são nossas bagagens mais íntimas, as nossas vivências, que nos permitem fazer conexões com outras histórias diferentes das nossas e trazidas pelos artistas de origem popular.”

Brasilidade Na Arte Popular ocupará sete salas do primeiro pavimento do CRAB com temáticas variadas, falando da vida cotidiana, das relações afetivas, bem como do trabalho, dos ofícios e tradições dos artesãos brasileiros. Entre as obras de destaque, o público poderá ver cerâmicas de Mestre Vitalino, Zé Caboclo, Manoel Eudócio, Antônio Luiz e GTO, como é conhecido Geraldo Teles de Oliveira, de Itapecerica, MG. A proposta é também encher de cores o ambiente do centro cultural: uma sala inteira abrigará a grande instalação Carnaval, de Adalton Fernandes, com centenas de personagens.

“O CRAB não poderia deixar de dar seu apoio neste momento ao Museu Casa do Pontal. Temos o mesmo DNA nas obras que expomos ao público. Artesanato e Arte Popular caminham juntos e são o reflexo da produção artística popular do nosso país. É muito triste ter um espaço desses, como o Museu do Pontal, fechado ao público. Por isso, fizemos uma parceria solidária”, explicou o novo gerente do Centro de Referência do Sebrae, Rony Oliveira.

06 de Julho de 2019