Museu Casa do Pontal conquista 2o lugar em Prêmio Pierre Verger

O documentário Artistas Cazumbas, dirigido por Angela Mascelani, Flora Moana Van de Beuque e Lucas Van de Beuque a partir das atividades de pesquisa  do Museu Casa do Pontal ficou com o 2o lugar na categoria média metragem do XIII Prêmio Pierre Verger de Filme Etnográfico, organizado pela Associação Brasileira de Antropologia.

Filmado no Maranhão em 2018, ele documenta os aspectos do ciclo festivo do Bumba meu Boi, em São Luiz, MA, e na região da baixada maranhense. O foco está posto sobre o misterioso personagem mascarado Cazumba e a feitura das máscaras utilizadas por ele neste ritual. A narrativa apresenta a máscara ora como peça de arte, ora como acessório festivo e também o mestre como artista popular e brincante

O filme acompanha momentos do cotidiano de alguns artistas escultores, ouvindo suas reflexões sobre o próprio fazer e suas motivações. Uma história que honra os encontros, a arte e as tradições de mestres como Abel Teixeira (Mestre Abel), Raimundo de Jesus Aroucha Mendes (Nico), Raimundo Nonato (Nonato), Euzimar Meireles Gomes (Zimar) e Clemilson da Paixão Pinheiro (Bichinho), que com suas práticas e saberes mantém vivas as manifestações culturais brasileiras.

Artistas Cazumbas está disponível na Midiateca do Prêmio Vierre Verger e também em nosso canal no Youtube: https://tinyurl.com/y2aap4sp

Artistas Cazumbas, Documentário, Bumba meu Boi, Maranhão
03 de Novembro de 2020