23 fev

Sexta edição do “BEM ESTAR CULTURAL NO MUSEU DO PONTAL”

Venha com sua família e amigos desfrutar de um domingo especial no Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. A 6ª edição do evento BEM-ESTAR CULTURAL NO MUSEU CASA DO PONTAL, organizado pela empresa Conecta Eventos, acontece no próximo dia 25 de fevereiro, de 14h às 20h. Essa edição contará com roda de coco e capoeira, aula show Gourmet, aula de Yoga e palco livre. Haverá ainda oficinas de horta e mandalas, tenda holística e atividades com a ONG Palma. No dia a entrada é franca no horário da feira para visitas a exposição permanente do Museu Casa do Pontal.

O evento trata-se de uma feira alternativa itinerante que visa fortalecer os empreendedores, artesãos, artistas e agricultores independentes da região do entorno do Museu, que abrange, além do Recreio, os bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Piabas e Camorim. O evento reúne artesanato, cultura, artes, orgânicos, comidas, ecologia, ensaios abertos e diversas atividades artísticas para crianças e adultos.

Cerca de três mil pessoas estiveram presentes nas últimas edições realizadas nos jardins do Museu Casa do Pontal.

P R O G R A M A Ç Ã O – 6ª edição

14h - início da feira

14h30 - roda de coco e capoeira com o Grupo Qualquécoco

16h - Aula show Gourmet com a chef de cozinha Soyan Ferrer

17h - Aula de Yoga com o profº Chtistovão Paiva Hatha Yoga

18h - Palco livre

20h - Encerramento da Feira

Oficina de horta, oficina de mandalas, tenda holística e atividades com a ONG Palma

É importante que as pessoas levem dinheiro em espécie, pois o sinal para máquinas de cartões é variável e a maioria dos expositores aceita somente essa forma de pagamento.

Como chegar ao Museu Casa do Pontal

A melhor forma de chegar no Museu Casa do Pontal é de transporte público. No entanto haverá estacionamento gratuito na área externa do Museu Casa do Pontal limitado aos 30 primeiros carros que chegarem. E uma corrida de táxi/UBER entre o Recreio Shopping e o Museu Casa do Pontal fica em torno de R$ 15.

Utilizando o transporte público é possível chegar das seguintes formas:

Pegar o ônibus Integrada 8 e descer no Terminal Terreirão e pegar o ônibus 823 (Recreio X Vargem Grande), descendo na Estrada do Pontal, em frente ao Museu Casa do Pontal.

Outra opção é pegar qualquer ônibus BRT Parador sentido Recreio, descer na estação Guiomar Novaes. Dirigir-se ao Terminal Terreirão e pegar o ônibus 823 (Recreio X Vargem Grande), descendo na Estrada do Pontal, em frente ao Museu Casa do Pontal.

Outra opção é pegar o metrô e descer na estação Jardim Oceânico (Linha 4). Ir para o Terminal Jardim Oceânico e pegar o ônibus LECD25 (Jardim Oceânico x Recreio), descendo na Estrada do Pontal, em frente ao Museu Casa do Pontal.

Sobre o Museu Casa do Pontal

Admirado por personalidades estrangeiras como o escritor José Saramago, aplaudido por brasileiros como o músico Gilberto Gil e pelo carnavalesco Paulo Barros, reconhecido como Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro, o Museu Casa do Pontal é fundamental nos roteiros cariocas.  Definitivamente um passeio completo, deslumbrante e imperdível para adultos e crianças. Localizado em um sítio de 5.000 m², o espaço reúne 8.500 peças de formas, materiais e estilos diferentes de autoria de mais de 300 artistas, de 24 estados do país. São quilômetros de histórias e costumes do povo brasileiro, resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens pelo Brasil do designer francês Jacques Van de Beuque, dono de um acervo riquíssimo que recobre a produção de arte popular a partir do século XX.

Considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como um dos principais museus do país, segundo pesquisa da Embratur, o Museu Casa do Pontal está em atividade há mais de 35 anos e reúne o maior acervo de arte popular brasileira. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por mais de 8.500 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

O Museu Casa do Pontal foi escolhido, em 2014, para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, que avalia as candidaturas a Patrimônio Imaterial da Humanidade, título recebido recentemente pela Roda de Capoeira brasileira.

Atualmente, o Museu Casa do Pontal conta com o patrocínio institucional do Ministério da Cultura, parceria institucional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e da UNESCO.

SERVIÇOS:

BEM-ESTAR CULTURAL NO MUSEU CASA DO PONTAL

Domingo, 25 de fevereiro de 2018, de 14h às 20h.

Local: Museu Casa do Pontal - Estrada do Pontal, nº 3295, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ.

Telefones: 2490-4013 e 2490-2429.

Grátis. Mais informações: www.museucasadopontal.com.br

Veja as fotos da edição passada aqui.

23 de Fevereiro de 2018