Notícias

27 abr

Seminário Bumba-meu-Boi do Maranhão de Sotaque da Baixada

O Museu Casa do Pontal, a Associação Cultural Caburé e o Bumba-meu-boi Flor de Matinha da Associação Folclórica Ventura Soares apresentam, no dia 02 de maio de 2015, a 13ª edição da série “Seminários Temáticos de Arte e Cultura Popular”, com o tema “Bumba-meu-Boi do Maranhão de Sotaque da Baixada”. Essa edição marca a cessão em comodato da coleção de máscaras de Cazumba, da fotógrafa e pesquisadora Maria Mazzillo, ao Museu Casa do Pontal. O evento faz parte também da programação de lançamento do filme Matança no Rio de Janeiro.

O Seminário irá reunir dois grupos e duas histórias, o Bumba-meu-boi Flor de Matinha do município de Matinha – MA e o Bumba-meu-boi Brilho de Lucas, de Parada de Lucas no Rio de Janeiro – RJ. O evento contará também com a participação de pesquisadores que estudam a manifestação e representantes do poder público local para uma conversa sobre as histórias destes grupos, suas dinâmicas, desafios e conquistas para a preservação desta manifestação reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN em 2011.

O filme Matança retrata um momento especial da expressão do bumba-meu-boi maranhense com sotaque da baixada, que é a festa Matança de Mourão. Tradicionalmente realizada por encomenda de um devoto de São João, a Matança encena a morte do boi, numa festa ritualizada que dura uma noite toda e se estende até a manhã do dia seguinte.a “Bumba-meu-boi do Maranhão de sotaque da baixada”.

 

Participarão da conversa as seguintes pessoas e instituições:

 BOI FLOR DA MATINHA

Fundada em 1936 por Manoel Soares e Agripino Soares, a Turma da Sede brinca com seu Bumba-meu-boi Flor de Matinha no município de Matinha no Maranhão, atualmente sob o comando do patrão João de Pixilau. Em 2013 a Turma da Sede foi contemplada com o Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura pelas atividades que exercem como grupo tradicional de bumba-meu-boi.

João de Pixilau - patrão da Turma da Sede do Bumba-meu-boi Flor de Matinha

Herbert Costa Nunes - Presidente da Associação Folclórica Ventura Soares, do grupo Bumba-meu-boi Flor de Matinha

Marcos Roberto Silva Costa – Prefeito do Município de Matinha 

Walandy  h. nunes andrade – Secretário Adjunto de Cultura do Município de Matinha

 

BOI BRILHO DE LUCAS

O grupo Bumba-meu-boi Brilho de Lucas foi fundado na década de 80 no Rio de Janeiro pela família Silva Costa, vinda do município de Viana no Maranhão para a cidade. Atualmente o grupo se mantem sob a coordenação de duas famílias: os fundadores Silva Costa, e a família Rosa Castro que se juntou ao grupo tempos depois de sua criação. Ao longo desses anos de atividade o grupo se mantém unido, e entrou em 2012 para o calendário oficial de festas da cidade do Rio de Janeiro.

José Antonio Castro - Diretor cultural do Bumba-meu-boi Brilho de Lucas

Orlando SilVA - Presidente da Associação Folclórica Bumba-meu-boi Brilho de Lucas

 

Pesquisadores Convidados

Adriana Schneider – Antropóloga, diretora e dramaturga. Professora do Curso de Direção Teatral ECO/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena ECO/UFRJ. Integra o Grupo Pedras e o Boi Cascudo. É pesquisadora de brinquedo e teatro popular.

Daniel Bitter – antropólogo e músico. Doutor em Antropologia Cultural pelo IFCS, e mestre em História da Arte pela escola de Belas Artes, UFRJ. Sua tese de doutorado, sobre as Bandeiras das Folias de Reis recebeu em 2008 o primeiro lugar no Prêmio Silvio Romero concedido pelo CNCP/IPHAN. Professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, é pesquisador com destaque para temáticas sobre folias de Reis, cultura material e arte popular.

GUSTAVO PACHECO – Nasceu no Rio de Janeiro em 1972. É doutor em antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ. Diplomata de carreira, trabalhou nas Embaixadas do Brasil em Buenos Aires e na Cidade do México.

Juliana Manhães – Atriz-performer, brincante, dançarina e pesquisadora. Cazumba do Boi da Floresta com o mestrado Memórias de um corpo brincante: brincadeiras de cazumba no bumba-boi maranhense. Doutora em Artes Cênicas, com a linha de pesquisa em Estudos da Performance, com orientação de Zeca Ligiéro na UNIRIO, tendo viajado para Moçambique pela CAPES. Atua no espetáculo Umbigar, inspirado em danças de umbigada afro-brasileiras, selecionado pelos prêmios FUNARTE Klauss Vianna em 2010 e FADA em 2011. Em 2014 fez o curso The March na École de Sables no Senegal com a coordenação da mestra Germayne Acogny.

Maria Mazzillo – Artista visual e fotógrafa com 15 anos de pesquisa sobre a temática do Bumba-meu-boi do Maranhão. Autora do livro Careta de Cazumba, e diretora do filme Matança.

MOANA VAN DE BEUQUE – Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ e mestre em Antropologia pelo PPGSA-UFRJ. Desenvolveu pesquisa sobre as “caretas” dos cazumbas maranhenses e sua circulação por distintos contextos sociais. É pesquisadora do Museu Casa do Pontal e colaboradora da PUC-Rio na disciplina de Etnografia, no curso de Design. Trabalha com políticas públicas e coordena projeto na área de participação infantil nas políticas públicas no CECIP.

CECILIA EINSFELD Formada em Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro (CBM) e em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou 4 anos e meio do curso de Licenciatura em Música na UFRJ e 3 anos de Bacharelado em Canto na UNIRIO. É arte educadora e coordenadora do Programa Social e Educacional do Museu Casa do Pontal. Também é professora de canto lírico e popular, de capoeira - corda roxa do Centro Cultural Senzala sob a orientação do contramestre Feinho - Mestre Peixinho e coordenadora do grupo cultural carioca Sopro de Gaia.

As vagas são limitadas. Inscrições no link: http://goo.gl/forms/hlWewk4on8

PROGRAMAÇÃO

13h00-13h30

Inscrições e retirada de senhas

13h45-14h00

Abertura da Mini Exposição de Caretas de Cazumbá – coleção Maria Mazzillo em comodato com Museu Casa do Pontal

14h00-15h10

Exibição do filme Matança

15h20-16h50

Roda de conversa - Encontro de experiências

-          João de Pixilau e Herbert Nunes - Grupo Bumba-meu-Boi Flor de Matinha

-          Marcos Roberto Silva Costa – representante da Prefeitura Municipal de Matinha

-          José Antônio Castro e Orlando Silva

-          Grupo Bumba-meu-boi Boi Brilho de Lucas

-          Adriana Schneider - UFRJ, Daniel Bitter, UFF, Gustavo Pacheco - MINC, Maria Mazzillo, Juliana Manhães, Moana Van de Beuque, Cecilia Einsfeld - Pesquisadores Convidados

17h00-18h00

Encontro de Bois – apresentação do grupo de Bumba-meu-Boi Brilho de Lucas, com a participação de brincantes do grupo de Bumba-meu-boi Flor de Matinha e do Boi Cascudo.

 

MUSEU CASA DO PONTAL

Considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como um dos principais museus do país, segundo uma pesquisa da Embratur, o Museu Casa do Pontal está em atividade há mais de 35 anos e reúne o maior acervo de arte popular brasileira. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por mais de 8.500 peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

Em dezembro, o Museu Casa do Pontal foi escolhido para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, que avalia as candidaturas a Patrimônio Imaterial da Humanidade, título recebido recentemente pela Roda de Capoeira brasileira. Atualmente, o Museu conta com o patrocínio institucional da Vale, da IRB-Brasil Re e da Petrobras e a parceria institucional do IBRAM, do Ministério da Cultura e da UNESCO.

 

SERVIÇO:

Seminário Bumba-meu-boi do Maranhão de sotaque da baixada

Dia 2 de maio de 2015

Inscrições no link: http://goo.gl/forms/hlWewk4on8

Informações: 2490-2429 / 2205-3008

Capacidade: 80 lugares

Entrada FRANCA

Museu Casa do Pontal

Estrada do Pontal nº 3295

Recreio dos Bandeirantes / Rio de Janeiro / RJ

Funcionamento: terça a sexta, de 9h30 às 17h. Sábados, domingos e feriados, de 10h30 às 18h.

Tels: (55 21) 2490-2429

faleconosco@museucasadopontal.com.br

www.museucasadopontal.com.br

www.facebook.com/museucasadopontaloficial

  

Informações à imprensa

Chandra Santos

Museu Casa do Pontal - Comunicação

Telefax: 55 21 2205-3008 / 2558-2023

comunicacao@museucasadopontal.com.br

Tags:
Bumba-meu-boi do Maranhão de sotaque da baixada, Seminário
27 de Abril de 2015