Turistas

LEME AO PONTAL - O BRASIL ALÉM DO CARTÃO POSTAL

Sua viagem pelas regiões brasileiras começa aqui.

FAÇA UMA VIAGEM PELAS VERDADEIRAS TRADIÇÕES, LENDAS E HISTÓRIAS DO BRASIL. DESCUBRA O MUSEU CASA DO PONTAL.

O Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, Olímpica, cheia de encantos, praias e atrações turísticas, é também o polo da arte e da cultura brasileira. O Museu Casa do Pontal é o maior museu de arte popular do país e seu acervo leva você a fazer uma viagem pelos hábitos e tradições das regiões. Com 8.000 peças que retratam atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas, o Museu Casa do Pontal revela a essência de um país multifacetado em exposições permanentes e temporárias.

Admirado por personalidades estrangeiras como o escritor José Saramago, aplaudido por brasileiros como o músico Gilberto Gil e reconhecido como Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro, o Museu Casa do Pontal é fundamental nos roteiros cariocas.

LEME AO PONTAL - O BRASIL ALÉM DO CARTÃO POSTAL

Para conhecer todas suas belezas, desenvolvemos o programa “Leme ao Pontal – O Brasil além do cartão postal”, um passeio diferenciado, que além de percorrer boa parte da orla da Cidade Maravilhosa, inclui uma lúdica e descontraída visita musicada à coleção do Museu.

O programa Inclui:

- Transporte em van de turismo*

- Guia bilíngue especializado

- Ingresso para Museu Casa do Pontal

- Visita musicada à coleção com duração aproximada de 1H30

RESERVE

O programa “Leme ao Pontal - o Brasil além do cartão postal” é realizado em sistema privativo de Terças a Domingos. Para verificar valores, disponibilidade e agendar o seu grupo, por favor ligue para: 55 (21) 2524-1005 e 55 (21) 99999-4157, ou escreva para contato@curumim.tur.br

Monitoria bilíngue

Nos finais de semana há monitores nas galerias que podem fornecer informações aos visitantes em português e inglês. O Museu Casa do Pontal está aberto regularmente de terça a sexta, de 9:30h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, de 10h30 às 18h. Os textos da exposição permanente apresentam informações em português, inglês e francês.

Visitas guiadas musicais para turistas nacionais e estrangeiros

A visita guiada é oferecida em português e inglês e tem como finalidade divulgar a criatividade e o patrimônio cultural construído pelas camadas populares. Durante a visita, atores-músicos acompanham os participantes em uma viagem ao universo cultural das diversas regiões do Brasil. Os roteiros contêm informações sobre a instituição e a coleção Jacques Van de Beuque, sobre as obras e as temáticas abordadas, dados sobre a história de vida dos artistas e sobre as regiões de produção. Além disso, foram pesquisadas músicas do cancioneiro popular, que são exibidas e acompanhadas por instrumentos musicais, ao longo de todo o percurso.

Este serviço é oferecido mediante agendamento prévio, podendo se realizar de terça a domingo, com custo adicional sob consulta e pagamento antecipado.

Entrada

O projeto atendimento turístico do Museu Casa do Pontal pauta-se na divulgação da produção artística popular, de modo a contribuir para ampliar o respeito devido às comunidades produtoras e ao patrimônio cultural brasileiro. Para visitar o Museu Casa do Pontal não é necessário fazer agendamento (apenas em caso de demandas especiais, como visitas guiadas e serviços de transporte).