Atrações na Região

Muitas pessoas que visitam o Museu Casa do Pontal optam por incluir em seus roteiros outras atrações da região, que tem as mais belas praias do Rio de Janeiro, grandes áreas de mata atlântica preservada, além de uma qualificada oferta gastronômica. Seguem algumas sugestões de lugares para o seu programa ficar ainda mais completo.

Praias da zona oeste

A orla da Zona Oeste oferece algumas das mais belas praias do Rio de Janeiro, com diferentes opções, para todos os gostos.

A praia da Barra é a maior da cidade, com mais de 14km de extensão. Ao longo da orla é possível desfrutar de variada gama de serviços e opções gastronômicas, sendo a mais indicada para os que preferem as comodidades de uma praia urbana.

A praia do Recreio é menos concorrida que a da Barra, e conta com muitos quiosques para aqueles que não dispensam um aperitivo e uma bebida gelada à beira-mar.

Quem prefere um pouco mais de sossego, pode também acomodar-se na área da reserva ecológica que fica entre a Barra e o Recreio.

A praia da Macumba, também conhecida como praia do Pontal, é a mais próxima do Museu. É igualmente bonita, porém com menos opções gastronômicas e mar bastante agitado, não sendo recomendada para crianças.

Logo em seguida, também situadas em área de reserva, há as praias preferidas dos surfistas cariocas: Prainha e Grumari. A Prainha tem cerca de 700m de extensão e alguns quiosques. A praia de Grumari é bem mais extensa e na sua extremidade esquerda, onde o mar é menos agitado, possui uma boa área para crianças. A partir de Grumari, é possível seguir pela areia para a praia do Abricó, com acesso restrito aos praticantes do naturismo.

Polo Gastronômico de Vargem Grande

O polo gastronômico de Vargem Grande e Vargem Pequena conta hoje com cerca de 15 restaurantes situados nas proximidades do Museu. Seus cardápios contemplam grande parte da culinária brasileira. Alguns estão instalados em áreas muito arborizadas, com belos jardins. Entre os mais conhecidos estão o Barreado (21) 2442-2023, o Quinta (21) 2428-1396 e o Point de Grumari (21)2410-1434 . Também é possível desfrutar de boas refeições com bela vista ao longo da orla e no panorâmico.

Sítio Roberto Burle Marx

O sítio, onde o paisagista Roberto Burle Marx morou entre as décadas de 1970 e 1990, é hoje gerido pelo IPHAN/Ministério da Cultura e pode ser visitado com prévio agendamento. Numa área de mais de 300.000m2, é possível conhecer mais de 3.500 espécimes de plantas de florestas brasileiras. Burle Marx foi amigo pessoal de Jacques Van de Beuque e um dos incentivadores para que ele instalasse sua coleção no Recreio dos Bandeirantes.