Visitas Teatralizadas

Informações gerais

As visitas educacionais teatralizadas duram aproximadamente uma hora e trinta minutos e são oferecidas de terça a sexta-feira, de manhã ou à tarde.

O agendamento prévio para grupos escolares e projetos sociais é obrigatório e pode ser feito de terça a sexta-feira, de 9h às 17h, pelo telefone (21) 2490-2429 ou pelos emails atendimento@museucasadopontal.com.br ou atendimentopontal@gmail.com.

Após o agendamento, a instituição deve encaminhar um ofício em papel timbrado, confirmando as datas acordadas.

Na primeira visita realizada ao Museu Casa do Pontal, cada instituição recebe um conjunto de materiais educativos “O que você vai levar?”, voltado para o desenvolvimento de atividades complementares na escola. ** Para isso, é necessário que o coordenador pedagógico ou o responsável pelo grupo leve uma carta em papel timbrado, confirmando a doação do material no dia da visita ao Museu Casa do Pontal. Será doado somente um conjunto para cada instituição, independentemente da quantidade de visitas agendadas ao Museu Casa do Pontal.

** No momento não há materiais educativos “O que você vai levar? para distribuição.

Acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção.

Consulte a coordenação do Programa Educacional e Social sobre atendimentos para grupos especiais e propostas temáticas diferenciadas. educativo@museucasadopontal.com.br

Escolas particulares

Valor do ingresso + visita educacional por estudante de escola particular: R$ 15,00 *** (esse valor é subsidiado pelos patrocinadores do Museu Casa do Pontal) - Professores e acompanhantes têm entrada franca.

Escolas Públicas e Projetos Sociais

Por meio de parcerias firmadas com patrocinadores públicos e privados, o Museu Casa do Pontal oferece gratuidade para estudantes de escolas públicas e participantes de projetos sociais, mediante disponibilidade de agendamento.

Metodologia

Crianças e jovens, da educação infantil ao ensino médio, são recebidos no Museu Casa do Pontal por arte- educadores que os convidam a uma viagem cultural, utilizando linguagens como a música, o teatro de bonecos, o cordel, a “contação” de histórias, desafios, trovas e versos. Os roteiros são adaptados às diferentes faixas etárias e alguns temas podem ser priorizados durante a visita, de acordo com a intenção de abordagem da instituição.

As visitas teatralizadas foram criadas tendo como pressupostos o conteúdo e a abrangência temática do acervo em exposição permanente, que permitem fazer pontes com a história, a arte, o folclore e a cultura brasileira. Durante a visita, os participantes são estimulados a refletir sobre a diversidade cultural brasileira, as relações entre o mundo do campo e o das grandes cidades, os processos migratórios, as práticas culturais e sociais e, ainda, sobre questões mais próprias aos campos das artes plásticas, dos processos criativos e das memórias afetivas.

Oferecemos também atendimento especializado para grupos de educadores.