Religião

Embora a religião católica seja dominante no Brasil, suas tradições e liturgia adquiriram feições novas entre os brasileiros, a partir do contato entre culturas diversas, ocorrido desde o início da colonização. Adotada pela classe hegemônica dos proprietários portugueses, a religião católica foi sendo adaptada de maneira bastante peculiar, levando ao surgimento de uma religiosidade sincrética, em que a crença nos dogmas cristãos não exclui necessariamente a fé em outros credos, de origem africana, indígena e mesmo européia. Na arte popular a produção de inspiração religiosa é muito intensa, apresentando estilos e resultados estéticos bastante diversificados. Além das obras de inspiração católica, há um vasto repertório de obras ligadas à umbanda, ao candomblé, seus rituais e variantes.

Angela Mascelani

OBRAS
  • Santa
  • Ex-voto
  • Oxalá
  • Procissão
  • Ex-voto
  • Oxóssi
  • Procissão da Ave Maria
  • Santa Luzia
  • Ex-voto ablação de seio
  • Procissão de São José
  • Anjo
  • Santana
  • Oxum
  • Caboclos
  • Mulher rezando
  • Oxumaré
  • São Benedito
  • Mulher rezando
  • Bispo de negro
  • São Francisco
  • Cristo
  • São Francisco
  • São Francisco
  • Exú
  • Maria com véu comprido
  • São Sebastião
  • Exú Caveira
  • Cristo e o cordeiro
  • N. Sra. da Conceição
  • Barco de Exús
  • Exú com foice
  • Presépio
  • Cristo no santo sepulcro
  • Nossa Senhora da Aparecida
  • Iansã
  • Presépio
  • Ex-voto
  • Iemanjá
  • Presépio
  • Homem amarrado em tronco
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Ex-voto
  • Nanã
  • Presépio
  • Malhação de Judas
  • Pietá
  • Ex-voto
  • Ogun
  • Presépio
  • Santa Ceia
  • Santa
  • Ex-voto
  • Omulú
  • Presépio

The “Contemporary Liturgies” exhibit contains 150 works: 13 by Farnese de Andrade, on loan from museums and collections and 141 votives from the Museu Casa do Pontal collection by unknown artists from Canindé, CE. The focus is on the works created by Farnese de Andrade, in which the role of votive offerings are presented as a dialog with the collection from the Museu Casa do Pontal. The votive offerings, and their provocative shapes are removed from the field of religion and placed in the context of art as established by their excellence in contemporary and sacred art.

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