Festas

Muito representadas na arte popular, as festas deram origem a esculturas e modelagens originais, que celebram o encanto e o apego dos brasileiros pela música, pela dança, pelo encontro e pela visualidade alegre. Interpretadas em barro ou madeira, as obras focalizam tanto as festas tradicionais como o bumba-meu-boi, carnaval, maracatus, pastoris, folia de reis etc. como as reuniões de pessoas com o propósito de celebrar algo ou alguém, os casamentos, as procissões e datas religiosas, os fatos históricos ou mesmo eventos da vida íntima, shows e exibição de habilidades.

OBRAS
  • Mascarados a cavalo
  • Figura de mamulengo
  • Circo
  • Figura de mamulengo
  • Boi de bumba
  • Circo
  • Figura de mamulengo
  • Boi do Bumba
  • Parada circense
  • Figura de mamulengo
  • Bumba-meu-boi
  • Congada de São Benedito
  • Moçambique
  • Entalhe do boi da cara preta
  • Dança de São Gonçalo
  • Pau de fitas
  • Mané das batata
  • Festa Junina com casal dançando
  • Chapéus de Reisado
  • Banda com músicos sentados
  • Mané Pikinino
  • Folia de Reis
  • Reisado
  • Folia de Reis
  • Banda de anjos
  • O morto carregando o vivo
  • Casal idoso dançando
  • Banda de Pífaros
  • Pigmeu
  • Forró
  • Roda de Bumba-meu-boi
  • Jongo
  • Calango
  • Figura de mamulengo
  • Carnaval de Belmiro Braga
  • Desfile de escolas de samba
  • Cavalhada de Pirenópolis

Folk Art in Brazil

2011
Museu Nacional da República
Brasilia / Distrito Federal

The Museu Casa do Pontal and the Museu Nacional presented the "Folk Art in Brazil – the Museu Casa do Pontal Collection", exhibiting 1,500 works by 70 popular artists, the largest of its kind ever held in the country. The exhibit was visited by more than 45,000 visitors. Curated by anthropologist Angela Mascelani the exhibit showed works from the collection begun more than 50 years ago by French designer Jacques Van de Beuque.  Apart from geographic representation, the curator related to the works to the cultural and symbolic universes of the authors. At the entrance, visitors were greeted by a 20-meter-long blue panel with suspended boats in an allusion to the São Francisco River, which crosses five states - Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe and Alagoas, an important axis in the production of folk art, with its gargoyles and myths. On other rivers, the exhibition takes the visitor to the Jequitinhonha Valley where older artists let their imagination soar and transform pots and pitchers into dolls, breast-feeding mothers, radiant and solemn brides. The exhibition next went to Alto do Moura, in Caruaru, Pernambuco, to visit Mestre Vitalino and his famous school of ceramic dolls. In its religious section, the exhibit featured Catholic festivals in Juazeiro do Norte, Ceará; Umbanda in Rio de Janeiro, Candomblé from Bahia and afoxé from Pernambuco. Also represented were the suburbs of Rio, the adult games played in the streets and squares of the City and the effervescence of carnaval in the Sambódromo.

O Brasil na Arte Popular

2011
Museu Nacional da República
Brasília, DF

O Museu Casa do Pontal e o Museu Nacional apresentaram a exposição “O Brasil na Arte Popular – Acervo Museu Casa do Pontal”, com 1.500 obras de 70 artistas populares, a maior do gênero já realizada no país. A exposição teve um público superior a 45 mil visitantes. Com curadoria da antropóloga Angela Mascelani, reuniu obras da coleção iniciada há mais de 50 anos pelo designer francês Jacques Van de Beuque.  Além da representatividade geográfica, a curadoria relacionou as obras com o universo cultural e simbólico de seus autores. Logo na entrada, um painel azul com 20 metros de extensão teve barcos suspensos, em alusão ao rio São Francisco, que atravessa cinco estados – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, importante eixo na produção da arte popular, com suas carrancas e mitos. Por outros rios, a exposição chegava ao vale do Jequitinhonha, onde antigas paneleiras dão asas à imaginação e transformam potes e moringas em bonecas, em mães amamentando, em noivas altivas e solenes. Por terra, a exposição foi ao Alto do Moura, em Caruaru, Pernambuco, com Mestre Vitalino e sua famosa escola de bonecos de cerâmica. Em seu aspecto religioso, a mostra apresentou as festas católicas de Juazeiro do Norte, do Ceará; a umbanda do Rio de Janeiro, o candomblé da Bahia e o afoxé de Pernambuco. Também foram apresentados os subúrbios cariocas, os jogos de adultos praticados nas ruas e praças e a efervescência do carnaval no Sambódromo. 

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